O que quer dizer “estar presente no aqui e no agora”? No contexto acadêmico, é justamente o oposto do que a escola nos força a fazer. Na perspectiva de uma aluna do décimo primeiro ano, estar no presente é “viver o momento”, sem se preocupar tanto com o que vem depois. De certa forma, nenhum de nós, estudantes, vive de verdade no agora. A escola acaba restringindo o desenvolvimento de cada jovem como indivíduo, e essa estrutura nos rouba a chance de formar nossas identidades de maneira livre. O sistema escolar atual impede que a gente aproveite a juventude, tornando quase impossível viver plenamente o aqui e o agora.
Além do sistema de ensino ser super rigoroso, ele também afeta nosso desenvolvimento social, limita o tempo livre, atrapalha a socialização e faz com que muita gente negligencie a própria saúde mental. Todo aluno já passou por isso: tem um momento em que provas, trabalhos, vestibular, SAT ou ACT ocupam tanto espaço na nossa cabeça que parecem ser a única coisa que importa. É verdade que a Graded oferece vários recursos para ajudar quem está sobrecarregado, mas esses recursos são temporários, e no fim das contas, a gente sempre volta pra mesma realidade: uma rotina de estresse e preocupação constante com o futuro. Isso faz com que seja quase impossível viver o presente — porque a escola transforma o futuro em prioridade absoluta.
Estar presente no agora não significa ignorar a escola ou o processo de entrar na faculdade. Viver o presente é reconhecer a fase da vida em que estamos e aproveitar esse tempo ao máximo. Isso pode incluir, sim, buscar boas notas, mas também participar de esportes, artes, clubes — tudo o que faz parte da experiência de estar no colégio. Esse texto não é contra a escola. Muito pelo contrário. Minha irmã, por exemplo, que só estudava durante o ensino médio, me disse: “Mesmo eu não saindo muito durante o ensino médio, eu amei a Graded, e as memórias que fiz no meu tempo lá são memórias que eu aprecio muito.” Ela se formou em 2014 e teve a reunião de 10 anos no ano passado. Por causa da dedicação dela aos estudos, ela conseguiu entrar numa faculdade super prestigiosa. Mas, mesmo assim, as memórias que ela guarda com carinho não são das noites viradas estudando — são das amizades, das conversas, das experiências que viveu.
Na escola, todo mundo fala de “equilíbrio”. Mas essa palavra carrega um peso enorme pra quem tem entre 14 e 18 anos. Equilíbrio significa conseguir dividir sua energia entre a vida social e a vida acadêmica. E, na prática, muitas vezes a escola domina tudo. É por isso que eu acredito que o sistema escolar impede a gente de viver o agora. Mudar um sistema tão enraizado na sociedade é difícil — então meu chamado à ação é para os alunos. Vocês não precisam abrir mão totalmente da vida social pra priorizar o futuro. Sim, as notas importam. Mas elas não são tudo. O que importa é viver o presente. E isso, às vezes, significa deixar o futuro de lado por um instante. Em dez anos, o seu “você do futuro” vai te agradecer.