Cidade Maravilhosa: O berço do Carnaval

Quem já sentiu na pele a emoção de assistir a um desfile de Carnaval no Rio de Janeiro, ao vivo, entende a paixão e dedicação de cada escola de samba. Quem cantou junto e apreciou a arte que é o Carnaval, certamente percebeu que ser brasileiro é muito bom.

Dizem que o ano só começa mesmo após o Carnaval e depois de presenciar a beleza dos desfiles das escolas de samba no Rio de Janeiro, entendi porquê. Carnaval é aquela pequena fração do ano pela qual todos esperam ansiosamente. Alguns por causa dos dias de folga e curtição, outros por causa de um ano de preparação para os grandes desfiles. Fantasias, glitter, iluminação, carros alegóricos, criatividade, música e muito fôlego—a receita para um Carnaval de sucesso. Mas por trás disso tudo há também a vontade de ganhar o título de melhor escola de samba, o suor, a expectativa e a tristeza das que não se destacaram.

Eu assisti ao segundo dia dos desfiles no Rio de Janeiro, na poderosa Sapucaí, a avenida do samba, e confesso que não esperava tamanha emoção por fazer parte de tudo aquilo, mesmo que fosse só na platéia. Bate no peito aquela vontade de pertencer a algo com tanta vontade, como os integrantes que fazem parte de suas escolas de samba. Parece torcida de futebol. Cada torcedor com sua camisa e com seu emblema tatuado no peito e na alma. Me impressionei com a sintonia entre as escolas e o público. Aprendi as músicas ali na hora mesmo, cantei junto o refrão, e torci para que cada escola fosse bem. Como sentei na esquina do sambódromo, perto da entrada dos desfiles, pude ver não só a harmonia como também o nervosismo dos técnicos quando um carro alegórico não fazia a curva direito ou quando caía parte de uma fantasia antes de o desfile começar. Na única noite em que fui, virei fã da Mocidade Independente, União da Ilha, Vila Isabel, Imperatriz Leopoldinense, Portela e Unidos da Tijuca (ou seja, todas as escolas que se apresentaram naquele dia…).

Foi lindo! Uma organização indiscutível faz do Carnaval o cartão postal do país. Assim como o Thanksgiving é muito importante para os Estados Unidos, nosso querido Carnaval é a identidade do Brasil, é a cultura que foi se desenvolvendo por várias gerações e, acima de tudo, é bonito demais. Agora que fui aos desfiles, me apaixonei, quero desfilar em qualquer uma das escolas nos próximos anos. Quero fazer parte da essência, daquilo que dá nome ao Carnaval, do samba carioca, dos ritmos trazidos pelos escravos africanos, do brilho na fantasia e no olhar de quem participa. Nós, alunos e funcionários da Graded, temos uma semana inteira de folga (ufa, todos pensamos) mas esse ano eu aprendi que Carnaval não é só essa folga prolongada, é também a oportunidade de prestigiar aqueles que durante um ano inteiro se prepararam e deram tudo o que podiam para que a escola de samba da qual pertencessem fosse a campeã do Carnaval. Isso é força de vontade! Eu sou brasileira, vivo em um ambiente internacional, falo muito inglês, mas continuo sendo brasileira, e, após 18 anos, fui aprender o que realmente é o Carnaval do Rio de Janeiro. É bonito, é bonito, e é bonito!