42 anos de Paulo Gustavo

42+anos+de+Paulo+Gustavo

“O humor salva, transforma, alivia, cura, traz esperança pra vida da gente”. Paulo Gustavo, humorista, ator, filho, marido e pai, faleceu durante a noite do dia 4 de maio de 2021, após mais de dois meses internado por conta do Covid-19. O Paulo Gustavo era um fenômeno da TV brasileira pois conquistava a todos que o assistiam. Após a criação icônica da personagem Dona Hermínia, de “Minha Mãe é Uma Peça”, Paulo Gustavo se tornou amado e querido pelo público brasileiro. Quem nos fez rir tanto, agora, nos faz chorar. 

Sua trajetória de enorme sucesso conquistou diversos prêmios. “Minha Mãe é Uma Peça: O Filme” foi campeão de bilheteria que rendeu outras duas continuações, sendo que a mais recente, estreada em 2019, se tornou a comédia com maior público da história do cinema nacional. Com R$182 milhões de bilheteria, o terceiro filme da trilogia, “Minha Mãe é Uma Peça 3” teve a maior arrecadação da história do cinema brasileiro. Além desse sucesso, Paulo Gustavo participou de outros filmes,  “Minha Vida em Marte” (2018) e “Os Homens são de Marte… e é pra Lá que Eu Vou” (2014), em que novamente se destacou e conquistou os corações do público. 

Vítima de complicações com o Covid-19, Paulo Gustavo era um forte ativista em relação à vacina e à gravidade da doença. No início da pandemia, Paulo Gustavo fez de tudo para conscientizar seus milhões de seguidores nas redes sociais sobre a importância de ficar em casa. No começo deste ano, ele também escreveu sobre a crise de Covid-19 em Manaus, onde havia falta de oxigênio nos hospitais. Durante a pandemia toda, o ator doou cerca de 1 milhão de reais para o combate contra a covid-19. Além disso, o ator fez inúmeros apelos pela vacina contra o vírus no Brasil. As hashtags “#usemascara” e “#vemvacina” eram frequentemente destacadas em seus posts. Paulo Gustavo fazia de tudo para conscientizar e destacar a gravidade da situação. Ainda em Janeiro deste ano alertou, “A galera tá morrendo, se liga! O mundo vacinado e o Brasil ficando para trás”. 

 “Eu tô louco para tomar vacina!! A pessoa fala assim: ‘Ah, vai virar jacaré!’, vambora virar jacaré, eu quero!”, respondeu o Paulo Gustavo ao discurso do Presidente Bolsonaro em que este questionava os possíveis efeitos colaterais da vacina. “Eu vou tomar vacina. Eu vou tomar muito. ‘Ah, vai tomar vacina vai virar viado’. Eu já sou viado, querida! Eu vou tomar, entendeu? Não tem jeito”. Paulo Gustavo tinha um talento único que permitia que ele tratasse de assuntos sérios sempre com humor. Uma de suas frases mais famosas dizia, “rir é um ato de resistência”… 

Após sua morte, fãs responderam aos seus pedidos com tristeza e encheram suas publicações de lamentos e de mensagens de condolências. Está na hora de levarmos tudo um pouco mais a sério; um querido nacional precisa morrer para percebermos a gravidade da situação?