Um olhar por dentro da Abril

Credits: Blacktop via Youtube//Creative Commons

Credits: Blacktop via Youtube//Creative Commons

Na semana passada, enquanto muitos dos meus colegas exploravam diferentes localidades geográficas, eu explorava, dentro da maior editora da América Latina, novas possibilidades de carreiras. No meu primeiro dia na editora Abril, fui muito bem recebida, até ganhei um crachá com minha foto e meu nome! Também recebi um cronograma para os dias seguintes, tudo muito bem organizado, desde as visitas às diferentes revistas até a visita à gráfica. Logo, me senti bem-vinda e acolhida, e não simplesmente uma garota de dezesseis anos, que iria, talvez, atrapalhar a rotina de trabalho tão corrida daqueles que me receberam.

Dois fatos que chamaram minha atenção sobre a empresa foram o grande número de jovens e a diversidade profissional dos funcionários que lá trabalham—certamente, a empresa é um lugar para todos. Para se ter uma ideia, nos poucos dias que passei por lá, conheci pessoas formadas em Jornalismo, Propaganda e Marketing, Relações Públicas, Recursos Humanos, Direito, e Engenharia. Através de minha exposição a esses diferentes profissionais, pude me imaginar exercendo profissões que, até então, nunca havia considerado. Enxerguei novos caminhos e novas possibilidades para meu futuro; de repente, me imaginei como jornalista ou advogada, duas áreas que nunca tinham passado pela minha cabeça!

Existe todo um processo muito bem estruturado e complexo por trás da publicação de uma revista e, também, do monitoramento de sites online. Como mera leitora, nunca havia dimensionado o trabalho de editar uma revista, desde as reuniões de pauta todas as manhãs até o pessoal da gráfica que trabalha 24 horas todos os dias do ano, com exceção das noites de Natal e de Ano Novo.

Uma outra curiosidade é sobre o programa usado para coletar estatísticas, que é incrível. É o Google Analytics, que mostra, em tempo real, quantas pessoas estão visualizando a página do site, de onde vêm (a maioria vem do Facebook), quais notícias têm o maior número de visualizações, a média de tempo que passam no site. Como todo jornalista tem o dever de estar informado sobre as últimas notícias, outra ferramenta que a editora utiliza para ficarem antenados aos acontecimentos, tendências e etc. é o BuzzSumo. Todo mês, cada seção tem uma pessoa diferente que fica encarregada de acordar ainda de madrugada, fuçar o BuzzSumo para escrever um breve relatório sobre as notícias que estão bombando naquele dia.

Uma das visitas de que mais gostei foi à revista Elástica. Para quem não a conhece, é uma revista online que surgiu do Curso Abril de Jornalismo e foi lançada há pouco tempo. A equipe é formada por jovens de vinte e poucos anos apaixonados por escrever e super antenados às últimas novidades. Eles escrevem de tudo, desde princesas Disney até maconha e sexo. Deem um olhada no site e, se gostarem do trabalho deles, curtam a página no Facebook, sigam seu Instagram. É uma leitura divertida e apropriada para jovens, como eu. Também adorei ir à gráfica e ver como são feitas as revistas que recebemos em casa ou que compramos na banca. Vocês não têm ideia de quantas etapas, quantas máquinas e pessoas são envolvidas no processo.

Muito além de aprender sobre o funcionamento de uma editora e de conhecer pessoas de diferentes áreas, eu aprendi que posso ser e fazer o que eu quiser, basta eu estar de mente aberta para explorar e abrir meu leque de opções.